segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Cientistas usam laser para criptografar informações


A dinâmica caótica e ruidosa do laser pode ser utilizada para criar geradores de alta velocidade de números aleatórios, úteis para criptografar informações, segundo um artigo publicado pela revista científica britânica "Nature Photonics".

Os números aleatórios gerados desse modo seriam imprevisíveis, irreproduzíveis e não teriam qualquer viés estatístico, para garantir a confidencialidade dos dados criptografados. Um gerador de números aleatórios seria útil para muitas operações da vida cotidiana, como na criptografia de e-mails e das transações por meio da internet.

Tentativas anteriores produziram números "pseudo-aleatórios", gerados a grande velocidade, mas vulneráveis ao prognóstico. No caso de ter sido alcançada total aleatoriedade, a geração foi lenta demais.

Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Saitama (Japão) liderada por Atsushi Uchida obteve um eficaz gerador de seqüências de bits aleatórios utilizando as qualidades negativas atribuídas aos raios: o ruído e o caos.

Os cientistas dizem que esta descoberta melhora a segurança na criptografia de informação pública e a velocidade de geração segura em futuros sistemas de criptografia quântica. Mas também poderia ser utilizada em outros tipos de aplicações, que incluem computação na medicina nuclear e a química computacional.

A partir da ótica flutuante de dois raios de dinâmica caótica, os pesquisadores conseguiram um gerador que cria seqüências aleatórias de bits a uma velocidade de 1,7 GB por segundo.

Esta velocidade é superior às conseguidas antes por outros mecanismos geradores de aleatoriedade.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: