quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Google enfrenta receio de investidores por causa da crise

A economia fraca e as dúvidas sobre a estratégia do Google para smartphones estão entre as preocupações de investidores com as quais o presidente da empresa, Larry Page, terá que lidar quando a gigante da internet divulgar seu balanço financeiro nesta quinta-feira.

O negócio principal do Google, a venda de publicidade exibida junto aos resultados de buscas, parece estar se mantendo firme em meio às dificuldades macroeconômicas, incluindo a crise da dívida na Europa e a alta taxa de desemprego nos Estados Unidos.

Mas investidores têm ficado nervosos quanto às previsões do Google, que gerou 96% de sua receita com publicidade em 2010. Sua ação chegou a cair 13% desde o fim de julho para US$ 542 nesta terça-feira.

"Todos estão se preparando para outro período de recessão, e isso poderia ter impacto nos gastos com anúncios no segundo semestre do ano", disse Mike Hickey, analista da National Alliance Capital Markets.

A incerteza quanto à economia é apenas um de diversos fatores que vêm pesando sobre as ações da dona do maior mecanismo de buscas do mundo. Órgãos antitruste dos Estados Unidos e da Europa estão investigando as práticas de negócio do Google, e a companhia está gastando mais para contrabalançar a pressão exercida pela competição, representada por Facebook e Apple.

Desde que Page assumiu o cargo de presidente-executivo em abril, ele fez várias grandes apostas, incluindo o lançamento da rede social Google+ e a aquisição da fabricante de aparelhos móveis Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões.

O acordo deixou alguns investidores em dúvida quanto a seus benefícios, uma vez que o Google não possui experiência no setor de hardware, cujas margens de lucro são baixas.

"Estamos confusos em entender por que o Google não simplesmente licenciou ou adquiriu o portfólio de patentes da Motorola em vez de adquirir toda a companhia", afirmou Scott Devitt, analista do Morgan Stanley, em nota a investidores.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: